Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Retrozão

O blog oficial das lojas COMPANHIA das LINHAS. Uma cadeia de lojas de retrosaria e artes decorativas perto de si.

Retrozão

O blog oficial das lojas COMPANHIA das LINHAS. Uma cadeia de lojas de retrosaria e artes decorativas perto de si.

{#emotions_dlg.xmastree}

 

Já pensou que organizar o Natal poderá simplesmente ser uma estratégia para começar a organizar outras actividades?

Albert Einstein disse:

 

‎            Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.

 

Comece a preparar umas listas. Informamos desde já que, pelo menos uma das retroseiras é fã de listas e prepara-se para contagiar este blog.

As listas poderão variar de acordo com as suas necessidades:

- tem um orçamento?

- vai receber convidados?

- necessita de adquirir enfeites ou vai utilizar do ano anterior?

- vai enviar postais ou presentes pelo correio?

- tem disponibilidade/vontade para fazer presentes caseiros?

- vai cozinhar? Com receitas que já conhece ou deseja testar algumas receitas?

- vai comprar presentes nas lojas ou pela internet?

- vai comprar etiquetas ou fazê-las?

 

Tudo questões válidas e certamente terá outras.

Faça-as, comece a pensar nos pormenores. Inicie as suas listas  e comece a preencher a sua capa.

A nossa sugestão:

 

Calendários

               

Um calendário com o último trimestre do ano ser-lhe-á bastante útil. A nossa preferência vai para ter páginas, cada uma com o seu mês, com espaço para escrever, permitindo organizar as diversas tarefas.

                Aproveite para incluir aniversários que também tenha de lembrar-se durante este período.

 

Orçamento

 

É fácil gastar muito mais do que antecipamos se não planearmos. Imagine um orçamento ideal e comece a separar os valores relativos a presentes, decoração, alimentação, solidariedade e outros.

Comece por fazê-lo genericamente, para perceber se terá mesmo disponibilidade financeira para tudo que imaginava (especialmente os presentes) ou se é altura de começar a cortar. Lembre-se sempre que, no que respeita a presentes, maior nem sempre é melhor.

Comece por abordar o orçamento como um exercício. Verá que quando perceber o que efectivamente tem disponível e o que terá de gastar, há sempre como fazer ajustes.

 

Endereços /Contactos e Postais

              

Se vai enviar postais ou presentes por via postal, é uma boa altura para começar a recolher os endereços e contactos. O mesmo se aplica para os endereços electrónicos.

                Em vez de comprar os postais, há diversos sítios na internet onde poderá imprimir. E se tiver crianças em casa, que tal pedir-lhes ajuda?

                Uma folha A4 sobrada em 4, dá um excelente postal. Não sabe desenhar? Então recorra à criatividade:

 

 

 

  

Isto é uma árvore de Natal. Com ou mais bolinhas. É uma árvore de Natal. Faça uma colagem com recortes de revistas e jornais, personalize com a sua mensagem de Natal e no final escreva: “Nenhuma árvore foi abatida para fazer este postal”.

Agora, além da poupança e personalização, tem creatividade e bom humor.

Aliás, pegar num saco ou numa caixa e começar a juntar papel colorido: revistas, folhetos, etc... é o melhor conselho que lhe podermos dar.Daqui a uns tempos, vamos concretizar.

Aproveite para comprar selos mais bonitos. Não se resigne com os das máquinas. Peça-os nos balcões dos CTT.

              

Culinária

 

Se vai cozinhar é uma boa altura para começar a organizar as receitas e ingredientes. Faça uma lista e tenha-a consigo. Vá aproveitando as promoções dos produtos que necessita.

Se pretende utilizar uma nova receita, teste-a primeiro, para evitar surpresas desagradáveis.

Existem vários recursos na internet para presentes caseiros que se comem. O blog da Joana Roque tem excelentes sugestões.

  

Limpezas

            

São chatas mas inevitáveis, especialmente para quem recebe convidados e precisa de uma arrumação mais cuidada.

     Comece por fazer uma lista de tudo que necessita de limpar ou arrumar. Faça-o por divisão. Comece por questões de arrumação e organização de objectos. Divida todas as tarefas pelas semanas que faltam até ao Natal e faça-as aos poucos. Não deixe as tarefas mais pesadas (pintar, lavar carpetes ou cortinados) para Dezembro. O objectivo é que nesse mês se concentre na manutenção da limpeza do espaço e na organização do dia.

                

Decoração

               

Há imensas ideias de decoração a serem partilhadas na internet e em que se utilizam objectos que já tem em casa ou elaborados pela miudagem ou por si. Evite gastar dinheiro em novos objectos de decoração que apenas ocuparão espaço nos restantes 11 meses do ano em que não estão a ser utilizados.

     Se utiliza luzes de Natal, verifique-as com antecedência. A voz da experiência diz-me que esperar pela hora em que a árvore já está “montada”, para verificar se ainda funcionam, não é uma boa ideia.

 

Presentes

 

Comece por fazer um exercício:

Sem pensar em restrições orçamentais, pense em todas as pessoas a quem gostaria de dar um presente. Comece por dividir os presentes entre presente-presente (pessoa mais próxima a quem gostariamos de dar um presente com um valor superior) e presente-lembrança (presente de baixo custo, apenas como demonstração de carinho ou atenção). Atribua-lhe um valor que acha que gastaria com cada um, faça a soma e confronte-a com o seu orçamento.

 

 

Há várias estratégias para começar a lista de presentes. A nossa sugestão:

Presente

Lembrança

Mãe

Pai

Irmã

...

Tia

Colega de Trabalho

Amiga (França)

....

 

Comece por dividir uma folha A4 em duas colunas, uma para presentes e outra para lembranças. Divida as pessoas de acordo com esse critério. Assinale menções especiais, por exemplo, pessoas que estão no estrangeiro e a quem terá de enviar o presente ou lembrança antecipadamente.

Com essa lista em mente, se pretende fazer os seus presentes, poderá já elaborar um plano: imprimir um tutorial, fazer um orçamento dos materiais e tempo de realização. Se optar por algo que possa fazer em maiores quantidades, poderá, em última análise poupar tempo e trabalho.

Outra estratégia é fazer uma lista de “posso fazer” porque há sempre aquele projecto que idealizamos e que nunca concretizamos.

Por exemplo:

Posso fazer:

Kit de acessórios de cabelo – feltro, linhas, tutoriais impressos

Porta-moedas em tecido

Colar em feltro

Boneca de pano (tecido, enchimento, botões, linha de bordar)

Boneca de pano para decorar (tecido branco, enchimento, botões, marcadores)

Brincos com crochet (linha de crochet)

Cachecol (lã)

Bolsa para telemóvel (feltro, botões)

Bolsa para MP3 (feltro, elástico, cordão)

Bolsa a imitar um CD ou 1 disquete para transportar pens (feltro)

Babete com decoração natalícia

...

 

Depois, juntar o presente à pessoa é fácil.

Depois de tudo organizado, andar com a lista de natal poderá permitir aproveitar algumas promoções. Mas recorde-se que comprar material com componentes electrónicas ou vestuário de forma antecipada poderá não ser boa ideia. As trocas geralmente só são aceites em 8-15 dias...

 

Solidariedade

            

Este ano está a ser particularmente difícil para muitas pessoas. Se poder, contribua para um natal socialmente consciente.

                Algumas ideias são: comprar presentes de instituições que apoiam pessoas carenciadas, ia aproveitando as promoções alimentares para fazer um cabaz de natal, faça presentes que possam ser doados ou vendidos, sensibilize a miudagem para doar brinquedos ou livros que já não usem, mas que estou em bom estado. 

 

Finalmente, depois de tanto aconselhamento, uma pérola de sabedoria: listas e dicas e conselhos só são úteis se ajudarem. Tudo o resto só virá complicar.

 

Tenha um excelente fim de semana.