Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Retrozão

O blog oficial das lojas COMPANHIA das LINHAS. Uma cadeia de lojas de retrosaria e artes decorativas perto de si.

Retrozão

O blog oficial das lojas COMPANHIA das LINHAS. Uma cadeia de lojas de retrosaria e artes decorativas perto de si.

Falar do Natal em Setembro? Faz sentido?

 

Não costuma prometer que "no próximo ano vou organizar-me e começar mais cedo", "não vou andar a fazer as coisas na última hora". E quantas vezes acaba nervosa, em filas de embrulhos, de lojas, de trânsito?

 

Acabei por passar a véspera de Natal há procura de um presente em falta. Não ajudei, como desejaria, nos preparativos natalícios e acabei por estar uma hora presa numa fila de trânsito. - A.

 

Este ano é diferente. Em Junho e Julho já se falava do Natal, mais concretamente no subsídio de Natal. Há preocupações com os recursos que teremos para o Natal de 2011. Em plena crise económica, com planos de austeridade à mistura e incertezas quanto ao futuro, fazem-se contas à vida.

 

Como deixei para os últimos dias, acabei por não ter tempo para ver preços e gastei muito mais do que gostaria. - B.

 

Talvez este seja o momento perfeito para mudar de atitude. Albert Einstein dizia: A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".

 

Pois bem, queremos acompanhar-vos neste percurso. Tentaremos propiciar dicas para organizar o seu Natal, sempre às sextas feiras, retomando a rubrica Retrozão em contagem decrescente para o Natal.

 

A nossa primeira sugestão é que comece a organização por criar um sistema. Pode ser uma capa, um caderno. Qualquer coisa que tenha por casa onde possa escrever o que necessita e juntar listas, receitas e outros itens. 

 

O ideial para organizar as suas festas será uma capa de argolas com meia dúzia de separadores (não precisa de comprar - faça-os com folhas A4 ou papel de cartão das caixas de cereais, ou do que houver lá por casa). Acrescente-lhe uma bolsa (se for um saco com zip lock com furos, serve perfeitamente) onde poderá colocar um tubo de cola, uma pequena tesoura e uma caneta).

 

Está pronta para começar.

 

A primeira tarefa é de reflexão e de umas notas breves: reflicta sobre o Natal do ano anterior, o que correu bem e o que correu mal. O que quer que se mantenha e o que quer modificar. Tome as notas que achar necessárias para este ano. Não precisa de se preocupar com listas de presentes e orçamentos e afins.

 

Testar receitas de doces de natal para diabéticos. - C.

Fazer presentes. - D.

Confirmar presenças na ceia. - E.

Testar as iluminações de natal com antecedência. - F.

Arrumar um espaço no armário para guardar presentes comprados antecipadamente. - G.

 

Tome as notas que achar necessárias para este ano. Não precisa de se preocupar com listas de presentes e orçamentos e afins.

 

Ainda há tempo e nós pretendemos ajudar.